Excelência em
Oftalmologia.

  • (48) 3632-2838
  • (48) 3632-2689

Segunda à quinta
8h às 12h - 13h30 às 18h30
Sexta 8h às 12h - 13h30 às 17h30

especialidade

Glaucoma

Glaucoma

Pode ser definido como uma lesão do nervo óptico, de caráter progressivo, com perda de campo visual e risco de cegueira, caso não diagnosticado e tratado a tempo.

 

Há direta relação com a pressão intraocular (PIO), sendo que a maioria dos portadores de glaucoma apresenta PIO elevada.

É considerado a primeira causa de cegueira irreversível.

 

Dentre os fatores de risco para o glaucoma primário, incluem-se a pressão intraocular (PIO), história familiar, idade avançada, etnia negra, predisposição genética e espessura corneana mais fina.

 

O único fator de risco alterável é a pressão intraocular, que pode ser reduzida através das seguintes formas:

 

  1. Tratamento clínico (Colírios e também comprimido);
  2. Tratamento com laser para alguns tipos de glaucoma;
  3. Cirurgia filtrante de glaucoma.

 

Existem vários tipos de glaucoma. O mais comum é o glaucoma primário de ângulo aberto, também conhecido como glaucoma crônico simples. No glaucoma de ângulo aberto os canais no ângulo estreitam gradualmente com o tempo, dificultando a drenagem adequada do líquido. O acúmulo do líquido causa a elevação da pressão intraocular. 

 

É importante frisar que o glaucoma é uma doença assintomática, ou seja, uma doença silenciosa que não se revela. Normalmente o glaucoma de ângulo aberto não apresenta sintomas em seus estágios iniciais e a visão permanece normal. À medida que a lesão do nervo óptico aumenta, o campo de visão começa a estreitar. O glaucoma de ângulo aberto tende a ser hereditário. Seu risco é mais alto se o indivíduo tem pais ou avós com esse tipo de glaucoma.

 

O tratamento é feito à base de colírios, podendo ser complementado com comprimidos ou terapia a laser. O objetivo é reduzir a pressão ocular. Nos casos mais avançados, é necessário realizar a cirurgia de drenagem. Para isso, é preciso que o diagnóstico seja feito em tempo adequado, para que a doença na evolua e não cause maiores problemas ao paciente.

Compartilhe:

Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo WhatsApp

Agende sua consulta agora mesmo

Ligue ou envie um e-mail

  • 48 3632 2838
  • 48 3632 2689

atendimento@rafaelsilvano.com.br

Atendimento online

Horário de atendimento de segunda à quinta das 8h às 12h das 13h30 às 18h30 e na sexta das 8h às 12h das 13h30 às 17h30.

Acessar

Conheça outras especialidades

Cirurgia a Laser

Cirurgia a Laser

Córnea

Córnea

Retina

Retina

Conheça todas as nossas especialidades

© Copyright - Todos os direitos reservados 2019

Julian Oenning - Criação de Sites & Marketing Digital