Excelência em
Oftalmologia.

  • (48) 3632-2838
  • (48) 3632-2689

Segunda à quinta
8h às 12h - 13h30 às 18h30
Sexta 8h às 12h - 13h30 às 17h30

especialidade

Ceratocone

Ceratocone

Ceratocone é uma condição incomum em que a córnea (a janela transparente na região anterior do olho), que normalmente é arredondada, se encurva progressivamente tomando a forma de um “cone” e afina progressivamente. O ceratocone literalmente quer dizer: Córnea em formato de cone.

 

A córnea é uma parte importante dos seus olhos. A luz entra dentro dos olhos através da córnea, que direciona ou focaliza os raios de luz de forma que você possa ver claramente. Com o ceratocone, a forma da cornea está alterada, distorcendo sua visão. O Ceratocone pode tornar algumas atividades difíceis, como dirigir, escrever no computador, assistir televisão ou ler.

 

A causa do ceratocone ainda não é conhecida. Alguns pesquisadores acreditam que alguns genes estão envolvidos, porque 10% das pessoas com ceratocone apresentam algum outro membro da família com a mesma condição. Entretanto, sua evolução pode ser distinta entre os membros da família.

 

O ceratocone também está associado a:

 

  • Traumas oculares repetidos como no ato de coçar excessivamente os olhos;
  • Algumas doenças como retinose pigmentar, retinopatia da prematuridade e ceratoconjuntivite vernal;
  • Doenças sistêmicas como Amaurose congenital de Leber, Síndrome de Ehlers-Kanlos , Síndrome de Down e osteogênese imperfeita.

 

A suspeita do ceratocone começa quando o paciente apresenta queixa de baixa visão e aumento progressivo do astigmatismo ou baixa visão mesmo com óculos. Nesses casos, muitas vezes o ceratocone já se encontra em um estágio evolutivo de moderado a avançado.

 

Atualmente, existem aparelhos mais específicos, capazes de detectar as formas iniciais do ceratocone (também chamados estágios subclínicos, quando o paciente ainda não apresenta sintomas relevantes). Esses aparelhos são capazes de medir com extrema precisão a curvatura e a espessura da córnea, bem como seu grau de irregularidade. A grande importância do diagnóstico precoce do ceratocone se deve as novas possibilidades terapêuticas capazes de retardar a velocidade de progressão do ceratocone, como a técnica de crosslinking da córnea.

 

O tratamento do ceratocone depende do seu estágio de evolução:

 

  • Estágio I (inicial) – Óculos e Lentes de Contato Rígida Escleral + Crosslinking da córnea
  • Estágio II (inicial a moderado) – Lentes de Contato Rígida Escleral + Crosslinking da córnea
  • Estágio II/III (moderado) – Crosslinking da córnea + Lente de Contato Rígida Escleral
  • Estágio IV (avançado) – Transplante de Córnea

 

O que pode ser feito para evitar o Transplante de Córnea?

 

Assim que a doença for diagnosticada é fundamental que o paciente faça um acompanhamento detalhado com seu médico. Nos estágios iniciais do ceratocone, é fundamental tratar qualquer patologia de pálpebra e conjuntiva associada. O objetivo é eliminar todo e qualquer microtrauma na córnea, geralmente desencadeado pelo hábito de coçar os olhos. O uso de colírios lubrificantes e anti-alérgicos ajudam a prevenir a coceira. Sendo detectada a progressão do ceratocone, mesmo após o controle de todos os fatores externos e locais do olho, é indicado o fortalecimento da córnea com o crosslinking.

 

Lentes Esclerais: uma nova opção para quem tem Ceratocone

 

As Lentes Esclerais, trazem um grande alívio para inúmeras pessoas que têm problemas da córnea, principalmente o ceratocone, que antes era corrigido somente com o transplante de córnea. As lentes esclerais têm como objetivo evitar este procedimento permitindo a correção do grau do paciente sem gerar incômodo. Elas são bastante semelhantes às lentes de contato gelatinosas, com um diâmetro maior que se adapta à esclera – a parte branca mais externa à córnea. Evita o toque na córnea, o que é difícil de se conseguir com as outras lentes. Esse tipo de material tem boa adaptação na maioria dos casos de ceratocone. São extremamente confortáveis, característica que a diferencia das demais lentes rígidas usadas no ceratocone. Quando há uma boa adaptação do paciente à lente, automaticamente se afasta a necessidade do transplante de córnea.

Compartilhe:

Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo WhatsApp

Agende sua consulta agora mesmo

Ligue ou envie um e-mail

  • 48 3632 2838
  • 48 3632 2689

atendimento@rafaelsilvano.com.br

Atendimento online

Horário de atendimento de segunda à quinta das 8h às 12h das 13h30 às 18h30 e na sexta das 8h às 12h das 13h30 às 17h30.

Acessar

Conheça outras especialidades

Refração

Refração

Catarata

Catarata

Retina

Retina

Conheça todas as nossas especialidades

© Copyright - Todos os direitos reservados 2019

Julian Oenning - Criação de Sites & Marketing Digital